

• Terapia da Fala
O Terapeuta da Fala é o profissional de saúde, técnico de diagnóstico e terapêutica, com cédula profissional emitida pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) "(...) responsável pela prevenção, avaliação, intervenção e estudo científico das perturbações da comunicação humana". O nome é redutor porque os Terapeutas da Fala trabalham várias áreas para além da fala.


Comunicação
É o meio através do qual se transmite e/ou se recebem mensagens, existindo um interlocutor e um receptor. A forma de transmitir ou receber mensagens pode ser verbal ou não verbal.

Linguagem Oral
É um sistema de comunicação dividido nas componentes de compreensão e expressão, com diversas estruturas: semântica, morfologia, sintaxe, fonologia e pragmática.

Linguagem Escrita
Engloba as competências de leitura e escrita, pressupõe uma aprendizagem explícita dos grafemas que convertem a linguagem oral em linguagem escrita.

Fala
Consiste na articulação verbal dos fonemas através da produção oral da linguagem. Para uma articulação correta dos sons é necessário que as estruturas e os músculos orofaciais estejam em perfeitas condições.

Fluência
É a capacidade de encadear os sons da fala de forma contínua, possibilitando assim um discurso fluente, com ritmo e pausas adequadas. Um discurso disfluente caracteriza-se por bloqueios, repetições, prolongamentos e pausas excessivas.

Voz
É o som produzido pelo ar que saí dos pulmões, passa pelas pregas vocais e vibra. Este som é moldado pela cavidade oral e nasal. A qualidade vocal determina-se através de parâmetros acústicos e perceptivos, podendo indicar alterações ao nível da estrutura ou do movimento das pregas vocais, podendo ser de origem orgânica (nódulos, pólipos) ou funcional (mau uso ou abuso vocal).

Motricidade Orofacial
Relaciona-se com o desenvolvimento, aperfeiçoamento e reabilitação dos órgãos fonoarticulatórios e região cervical, bem como das respetivas funções de sucção, mastigação, respiração e fala.

Deglutição
É a capacidade de engolir líquidos ou sólidos, está dividida em quatro fases: preparatória, oral, faríngea e esofágica. Estas alterações podem dever-se a causas neurológicas ou mecânicas podendo ocorrer dificuldades em uma ou mais fases da deglutição, comprometendo assim a nutrição e hidratação segura.
O Terapeuta da Fala avalia e intervém em todos os ciclos da vida. O nosso papel é fundamental em todas as idades desde recém nascidos, crianças, jovens, adultos e idosos. Podendo ou não ter patologias associadas, o objetivo é sempre melhorar a qualidade de vida da pessoa.
Sinais de Alerta
- ❑ Não reage ao interlocutor;
- ❑ Não estabelece contacto ocular;
- ❑ Recorre frequentemente a gesto para comunicar;
- ❑ Dificuldade em compreender ordens;
- ❑ Tem dois anos e não fala;
- ❑ Com três anos não constrói frases;
- ❑ A fala é ininteligível (não se percebe);
- ❑ Omite, substitui ou distorce os sons da fala;
- ❑ Está no segundo ano e apresenta muitas dificuldades na leitura e na escrita;
- ❑ Troca letras na leitura e na escrita;
- ❑ O discurso apresenta bloqueios, repetições ou prolongamentos (gagueja);
- ❑ Apresenta a voz rouca;
- ❑ Não é capaz de engolir líquidos ou sólidos;
- ❑ Mostra muitas dificuldades em mastigar;
- ❑ Movimentos limitados dos músculos da face.
• Psicologia
O Psicólogo é o profissional de saúde com cédula profissional emitida pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), registado na Ordem dos Psicólogos Portugueses como Membro Efetivo, detém "conhecimentos sobre ciência psicológica, procura compreender e melhorar o funcionamento e o bem-estar da sociedade e das pessoas – os seus pensamentos, sentimentos e comportamentos".
Ao longo do seu desenvolvimento a criança é confrontada com desafios e experiências com as quais pode ter dificuldades em lidar. O objetivo da Psicologia Infantil é auxiliar a criança a restabelecer um percurso adaptado do seu crescimento, prevenindo o agravamento das suas problemáticas.

Sinais de alerta
- ❑ Medos e fobias;
- ❑ Distúrbios de sono (ex: pesadelos, insónias);
- ❑ Distúrbios alimentares;
- ❑ Perturbações do comportamento e/ ou emocionais (ex: birras, agressividade, ansiedade, comportamentos de oposição);
- ❑ Dificuldades a nível escolar (ex: adaptação, problemas de atenção e concentração, dificuldades de aprendizagem);
- ❑ Dificuldades no relacionamento e na socialização com os outros;
- ❑ Dificuldades de adaptação familiar (ex: situações de divórcio, luto infantil);
- ❑ Perturbações do desenvolvimento.
Este acompanhamento ocorre através do jogo e do brincar, o que permite à criança comunicar e elaborar as suas dificuldades e problemas. Deste modo, é possível aceder às suas angústias e trabalhá-las de forma a aliviar o seu sofrimento.
• Terapia Ocupacional
O Terapeuta Ocupacional ~e o profissional de saúde, técnico de diagnóstico e terapêutica, com cédula profissional emitida pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) "(...) responsável pela prevenção, avaliação, e tratamento das ocupações humanas". Avalia a dimensão ocupacional da pessoa, conhecendo os seus desejos e necessidades na sua interação com o ambiente. Melhorar a qualidade de vida da pessoa com dificuldades físicas, mentais e sensoriais para que continue a desempenhar o seu papel na sociedade.
A Terapia Ocupacional destina-se a todas as faixas etárias, desde crianças a idosos.

Sinais de alerta
- ❑ Dificuldades nas Atividades da Vida Diária (AVD´s);
- ❑ - Dificuldades em utilizar os talheres;
- ❑ - Não consegue abotoar os botões ou apertar os sapatos;
- ❑ - Não consegue vestir-se/despir-se sozinho;
- ❑ Dificuldades na marcha, corrida e saltos;
- ❑ Parece descoordenado e com pouco equilíbrio;
- ❑ Dificuldades quando brinca num escorrega, baloiço;
- ❑ Dificuldades em subir/descer escadas;
- ❑ Anda sistematicamente em pontas dos pés;
- ❑ Cai com muita frequência;
- ❑ Dificuldades em agarrar objetos;
- ❑ Dificuldades na manipulação de objetos pequenos;
- ❑ Dificuldades em desenhar, escrever, ou pintar dentro dos contornos;
- ❑ Dificuldades em compreender ordens simples;
- ❑ Não brinca de forma funcional com os objetos;
- ❑ Brinca de forma repetitiva, usando sempre os mesmos recursos;
- ❑ Dificuldades em exprimir-se;
- ❑ Só se interessa por tópicos muito específicos;
- ❑ Dificuldades na socialização;
- ❑ Baixo limiar de frustração;
- ❑ Demonstra um grande desconforto quando se suja;
- ❑ Reage com desconforto quando toca em algumas superfícies/texturas;
- ❑ Coloca frequentemente brinquedos na boca;
- ❑ Distrai-se muito
facilmente e é muito irrequieto/a.
• Psicomotricidade
O Psicomotricista é profissional de Reabilitação Psicomotora, que trabalha em harmonia com o cognitivo e o âmbito motor, exercendo a sua "atividade profissional no âmbito terapêutico, reabilitativo, reeducativo e/ou preventivo, nas mais diversas situações ligadas a questões de desenvolvimento e de maturação psicomotora, de comportamento, de aprendizagem e de âmbito psico-afetivo".
A Intervenção Psicomotora atua na potencialização da autonomia e do desenvolvimento psicomotor através do trabalho em contexto motor, cognitivo, social e afetivo da criança. Utiliza diversas metodologias: técnicas de relaxação e consciência corporal, terapias expressivas, atividades lúdicas, atividades de recreação terapêutica, atividade motora adaptada e atividades de consciencialização motora, associando sempre a atividade representativa e simbólica.

•Estimulação Psicomotora
Intuito preventivo.
•Problemáticas de Incidência Cognitiva
Dificuldades de aprendizagens específicas, défices de atenção, etc.
•Problemáticas de Incidência Psicomotora
Atrasos Globais do Desenvolvimento, Descoordenação,
Desequilíbrio, Instabilidade Postural, Perturbações do Esquema Corporal e
lateralidade, perturbações da estruturação espacio temporal, praxia global e
fina, etc.
•Problemáticas de Incidência Psicoafectiva e Relacional
Perturbações de comportamento, Perturbações de oposição,
Perturbações do Espetro do Autismo, Hiperatividade com Défice de Atenção, etc.
A Intervenção Psicomotora destina-se a todas as faixas etárias, desde crianças a idosos.
Sinais de Alerta
- ❑ Dificuldades a pintar, escrever, recortar ou qualquer outra atividade minuciosa;
- ❑ Dificuldades de Aprendizagem Específicas (dislexia, disortografia, disgrafia, discalculia);
- ❑ Dificuldade em recordar ou memorizar pequenas informações;
- ❑ Dificuldade na comunicação verbal e não verbal;
- ❑ Dificuldade na atenção e concentração;
- ❑ Agitação/Instabilidade/Imaturidade psicomotora;
- ❑ Perturbações do esquema corporal e de lateralidade, da imagem corporal, da estruturação espaço- temporal, da praxia global;
- ❑ Défices cognitivos, atrasos globais de desenvolvimento;
- ❑ Perturbações de Comportamento, desafio e oposição;
- ❑ Dificuldade na gestão das Emoções, baixa autoestima, agressividade, dificuldades relacionais;
- ❑ Dificuldade nas Competências Sociais e no brincar com os pares;
- ❑ Dificuldades na autonomia e realização de atividades de vida diária.
Equipa
Os nossos quatro pilares essenciais para o sucesso na nossa atuação

Consultas
Consulta em contexto Escolar
1 Especialidade - 45 minutos
60€
Workshops (presencial ou on-line)
- Direcionado para Educadores e/ou Professores
- Direcionado para Pais e/ou Cuidadores
40€
Consultas ao domicílio acresce 10€ ao preçário
O relatório é entregue no prazo de 30 dias após o pedido.
*Preçário atualmente em vigor.

Testemunhos
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