
As nossas especialidades

• Terapia da Fala
O Terapeuta da Fala é o profissional de saúde, técnico de diagnóstico e terapêutica, com cédula profissional emitida pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) "(...) responsável pela prevenção, avaliação, intervenção e estudo científico das perturbações da comunicação humana". O nome é redutor porque os Terapeutas da Fala trabalham várias áreas para além da fala.


Comunicação
É o meio através do qual se transmite e/ou se recebem mensagens, existindo um interlocutor e um receptor. A forma de transmitir ou receber mensagens pode ser verbal ou não verbal.

Linguagem Oral
É um sistema de comunicação dividido nas componentes de compreensão e expressão, com diversas estruturas: semântica, morfologia, sintaxe, fonologia e pragmática.

Linguagem Escrita
Engloba as competências de leitura e escrita, pressupõe uma aprendizagem explícita dos grafemas que convertem a linguagem oral em linguagem escrita.

Fala
Consiste na articulação verbal dos fonemas através da produção oral da linguagem. Para uma articulação correta dos sons é necessário que as estruturas e os músculos orofaciais estejam em perfeitas condições.

Fluência
É a capacidade de encadear os sons da fala de forma contínua, possibilitando assim um discurso fluente, com ritmo e pausas adequadas. Um discurso disfluente caracteriza-se por bloqueios, repetições, prolongamentos e pausas excessivas.

Voz
É o som produzido pelo ar que saí dos pulmões, passa pelas pregas vocais e vibra. Este som é moldado pela cavidade oral e nasal. A qualidade vocal determina-se através de parâmetros acústicos e perceptivos, podendo indicar alterações ao nível da estrutura ou do movimento das pregas vocais, podendo ser de origem orgânica (nódulos, pólipos) ou funcional (mau uso ou abuso vocal).

Motricidade Orofacial
Relaciona-se com o desenvolvimento, aperfeiçoamento e reabilitação dos órgãos fonoarticulatórios e região cervical, bem como das respetivas funções de sucção, mastigação, respiração e fala.

Deglutição
É a capacidade de engolir líquidos ou sólidos, está dividida em quatro fases: preparatória, oral, faríngea e esofágica. Estas alterações podem dever-se a causas neurológicas ou mecânicas podendo ocorrer dificuldades em uma ou mais fases da deglutição, comprometendo assim a nutrição e hidratação segura.
O Terapeuta da Fala avalia e intervém em todos os ciclos da vida. O nosso papel é fundamental em todas as idades desde recém nascidos, crianças, jovens, adultos e idosos. Podendo ou não ter patologias associadas, o objetivo é sempre melhorar a qualidade de vida da pessoa.
Sinais de Alerta
- ❑ Não reage ao interlocutor;
- ❑ Não estabelece contacto ocular;
- ❑ Recorre frequentemente a gesto para comunicar;
- ❑ Dificuldade em compreender ordens;
- ❑ Tem dois anos e não fala;
- ❑ Com três anos não constrói frases;
- ❑ A fala é ininteligível (não se percebe);
- ❑ Omite, substitui ou distorce os sons da fala;
- ❑ Está no segundo ano e apresenta muitas dificuldades na leitura e na escrita;
- ❑ Troca letras na leitura e na escrita;
- ❑ O discurso apresenta bloqueios, repetições ou prolongamentos (gagueja);
- ❑ Apresenta a voz rouca;
- ❑ Não é capaz de engolir líquidos ou sólidos;
- ❑ Mostra muitas dificuldades em mastigar;
- ❑ Movimentos limitados dos músculos da face.
• Psicologia
O Psicólogo é o profissional de saúde com cédula profissional emitida pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), registado na Ordem dos Psicólogos Portugueses como Membro Efetivo, detém "conhecimentos sobre ciência psicológica, procura compreender e melhorar o funcionamento e o bem-estar da sociedade e das pessoas – os seus pensamentos, sentimentos e comportamentos".
Ao longo do seu desenvolvimento a criança é confrontada com desafios e experiências com as quais pode ter dificuldades em lidar. O objetivo da Psicologia Infantil é auxiliar a criança a restabelecer um percurso adaptado do seu crescimento, prevenindo o agravamento das suas problemáticas.

Sinais de alerta
- ❑ Medos e fobias;
- ❑ Distúrbios de sono (ex: pesadelos, insónias);
- ❑ Distúrbios alimentares;
- ❑ Perturbações do comportamento e/ ou emocionais (ex: birras, agressividade, ansiedade, comportamentos de oposição);
- ❑ Dificuldades a nível escolar (ex: adaptação, problemas de atenção e concentração, dificuldades de aprendizagem);
- ❑ Dificuldades no relacionamento e na socialização com os outros;
- ❑ Dificuldades de adaptação familiar (ex: situações de divórcio, luto infantil);
- ❑ Perturbações do desenvolvimento.
Este acompanhamento ocorre através do jogo e do brincar, o que permite à criança comunicar e elaborar as suas dificuldades e problemas. Deste modo, é possível aceder às suas angústias e trabalhá-las de forma a aliviar o seu sofrimento.
• Terapia Ocupacional
O Terapeuta Ocupacional ~e o profissional de saúde, técnico de diagnóstico e terapêutica, com cédula profissional emitida pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) "(...) responsável pela prevenção, avaliação, e tratamento das ocupações humanas". Avalia a dimensão ocupacional da pessoa, conhecendo os seus desejos e necessidades na sua interação com o ambiente. Melhorar a qualidade de vida da pessoa com dificuldades físicas, mentais e sensoriais para que continue a desempenhar o seu papel na sociedade.
A Terapia Ocupacional destina-se a todas as faixas etárias, desde crianças a idosos.

Sinais de alerta
- ❑ Dificuldades nas Atividades da Vida Diária (AVD´s);
- ❑ - Dificuldades em utilizar os talheres;
- ❑ - Não consegue abotoar os botões ou apertar os sapatos;
- ❑ - Não consegue vestir-se/despir-se sozinho;
- ❑ Dificuldades na marcha, corrida e saltos;
- ❑ Parece descoordenado e com pouco equilíbrio;
- ❑ Dificuldades quando brinca num escorrega, baloiço;
- ❑ Dificuldades em subir/descer escadas;
- ❑ Anda sistematicamente em pontas dos pés;
- ❑ Cai com muita frequência;
- ❑ Dificuldades em agarrar objetos;
- ❑ Dificuldades na manipulação de objetos pequenos;
- ❑ Dificuldades em desenhar, escrever, ou pintar dentro dos contornos;
- ❑ Dificuldades em compreender ordens simples;
- ❑ Não brinca de forma funcional com os objetos;
- ❑ Brinca de forma repetitiva, usando sempre os mesmos recursos;
- ❑ Dificuldades em exprimir-se;
- ❑ Só se interessa por tópicos muito específicos;
- ❑ Dificuldades na socialização;
- ❑ Baixo limiar de frustração;
- ❑ Demonstra um grande desconforto quando se suja;
- ❑ Reage com desconforto quando toca em algumas superfícies/texturas;
- ❑ Coloca frequentemente brinquedos na boca;
- ❑ Distrai-se muito
facilmente e é muito irrequieto/a.
• Psicomotricidade
O Psicomotricista é profissional de Reabilitação Psicomotora, que trabalha em harmonia com o cognitivo e o âmbito motor, exercendo a sua "atividade profissional no âmbito terapêutico, reabilitativo, reeducativo e/ou preventivo, nas mais diversas situações ligadas a questões de desenvolvimento e de maturação psicomotora, de comportamento, de aprendizagem e de âmbito psico-afetivo".
A Intervenção Psicomotora atua na potencialização da autonomia e do desenvolvimento psicomotor através do trabalho em contexto motor, cognitivo, social e afetivo da criança. Utiliza diversas metodologias: técnicas de relaxação e consciência corporal, terapias expressivas, atividades lúdicas, atividades de recreação terapêutica, atividade motora adaptada e atividades de consciencialização motora, associando sempre a atividade representativa e simbólica.

•Estimulação Psicomotora
Intuito preventivo.
•Problemáticas de Incidência Cognitiva
Dificuldades de aprendizagens específicas, défices de atenção, etc.
•Problemáticas de Incidência Psicomotora
Atrasos Globais do Desenvolvimento, Descoordenação,
Desequilíbrio, Instabilidade Postural, Perturbações do Esquema Corporal e
lateralidade, perturbações da estruturação espacio temporal, praxia global e
fina, etc.
•Problemáticas de Incidência Psicoafectiva e Relacional
Perturbações de comportamento, Perturbações de oposição,
Perturbações do Espetro do Autismo, Hiperatividade com Défice de Atenção, etc.
A Intervenção Psicomotora destina-se a todas as faixas etárias, desde crianças a idosos.
Sinais de Alerta
- ❑ Dificuldades a pintar, escrever, recortar ou qualquer outra atividade minuciosa;
- ❑ Dificuldades de Aprendizagem Específicas (dislexia, disortografia, disgrafia, discalculia);
- ❑ Dificuldade em recordar ou memorizar pequenas informações;
- ❑ Dificuldade na comunicação verbal e não verbal;
- ❑ Dificuldade na atenção e concentração;
- ❑ Agitação/Instabilidade/Imaturidade psicomotora;
- ❑ Perturbações do esquema corporal e de lateralidade, da imagem corporal, da estruturação espaço- temporal, da praxia global;
- ❑ Défices cognitivos, atrasos globais de desenvolvimento;
- ❑ Perturbações de Comportamento, desafio e oposição;
- ❑ Dificuldade na gestão das Emoções, baixa autoestima, agressividade, dificuldades relacionais;
- ❑ Dificuldade nas Competências Sociais e no brincar com os pares;
- ❑ Dificuldades na autonomia e realização de atividades de vida diária.
• Nutrição
O Nutricionista é o profissional de saúde capacitado para as atividades de avaliação, diagnóstico, prescrição, intervenção e monitorização alimentar e nutricional, assim como na prevenção e promoção da saúde alimentar e nutricional dirigida a pessoas, grupos, organizações ou comunidades.
A Ordem dos Nutricionistas regula a profissão de nutricionista, sendo as principais áreas de atuação são a Nutrição Clínica, Nutrição Comunitária e Saúde Pública, e a Alimentação Coletiva.
O nutricionista tem um papel preponderante no apoio no diagnóstico, intervenção e monitorização do estado nutricional ao longo da primeira fase do ciclo de vida, a infância.
A idade pediátrica constitui um período chave para a aquisição e formação de hábitos alimentares saudáveis e consequente promoção de um crescimento saudável.
O nutricionista atua principal janela de oportunidade para a formação de hábitos alimentares saudáveis, os chamados primeiros 1000 dias de vida: gravidez, introdução alimentar e infância.
O nutricionista, em conjunto com a família e a criança, propõe recomendações alimentares para a promoção de uma alimentação saudável da criança e da família.

Sinais de Alerta
- ❑ Excesso de peso;
- ❑ Baixo peso;
- ❑ Elevado consumo de alimentos com alto teor de açúcar ou gordura;
- ❑ Baixo consumo de vegetais;
- ❑ Recusa Alimentar;
- ❑ As refeições em família tornam-se um momento de stress.
• Enfermagem
O Enfermeiro é o profissional de saúde habilitado com um curso de enfermagem legalmente reconhecido, a quem foi atribuído um título profissional que lhe reconhece competência científica, técnica e humana para a prestação de cuidados de enfermagem gerais ao indivíduo, família, grupos e comunidade, aos níveis da prevenção primária, secundária e terciária.
Este serviço destina-se a grávidas, puérperas, mães, casais e recém- nascidos.
- Consulta de amamentação pré e pós-parto
- Consulta de apoio ao recém-nascido e puérpera
- Consulta de preparação para o nascimento

Sinais de Alerta
- ❑ Dor ao amamentar;
- ❑ Mamilos gretados/fissurados;
- ❑ Subida de leite dolorosa;
- ❑ Mastite ou ductos bloqueados;
- ❑ Dificuldades na pega;
- ❑ Bebés com dificuldade em ganho de peso;
- ❑ Bebés que bolsam ou se engasgam com facilidade;
- ❑ Dor/cólica (ensino de massagem terapêutica).

Equipa
Os nossos quatro pilares essenciais para o sucesso na nossa atuação


Diretora Clínica e Terapeuta da FalaMariana Teixeira S.
A nossa Mariana - Terapeuta da Fala e Fundadora da Metamorfala. Começou este caminho no mundo da Terapia da Fala em 2014, na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal onde terminou a licenciatura em 2018. Passou por vários locais, entre eles o Centro de Desenvolvimento - MS, o Serviço de Reabilitação Pediátrica e Desenvolvimento do Centro de Medicina e Reabilitação de Alcoitão, o Hospital Trofa da Amadora e de Loures.
Desde sempre procurou manter-se atualizada, realizando várias formações e workshops:
• Pós-graduação em Terapia da Fala - Intervenção na Infância, da Escola Superior de Saúde de Alcoitão;
• Pós-graduação em Motricidade Orofacial e Deglutição, da Escola Superior de Saúde de Alcoitão;
• CAA e Autismo;
• Voz e Disfonia Pediátrica;
• ACLLE;
• Método Habiles;
• Método Dolf.
Desta forma pretende aprofundar os seus conhecimentos para prestar um serviço de excelência a quem a procura, com prática baseada na evidência!
Tem desenvolvido a sua prática profissional com a população infanto-juvenil, nomeadamente com dificuldades de comunicação, linguagem oral, linguagem escrita, fala e motricidade orofacial.
Vamos a 5 curiosidades pessoais?
- Adora viajar;
- Fanática por chocolate;
- Vive para ajudar os outros;
- Ama bebés e crianças;
- Não dispensa uma boa festa.
Empreendedora nata, começou desde pequena nos seus negócios desde pulseiras, a roupa personalizada. Em março de 2019 fundou a Riscos com Pinta, em setembro de 2020 a MGNT. Em novembro de 2022 (é verdade, já temos 1 ano de vida) surgiu a oportunidade e a criação da família METAMORFALA, desde então os nossos dias têm sido cheios de alegria ao ver as crianças e as suas famílias felizes com todas as suas conquistas!
Atualmente acompanha os nossos meninos nas escolas, domicílios ou on-line. Pode contar com a nossa Terapeuta da Fala para apoiar, esclarecer e orientar a sua família em todos os desafios.

Coordenadora & Terapeuta da FalaBárbara Silva
A nossa Bárbara - Terapeuta da Fala, Foi em 2018 que descobriu a sua paixão pela Terapia da Fala e em 2022 começou a sua aventura, licenciando-se na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto.
Iniciou a sua intervenção com a população geriátrica, em contexto hospitalar. Em 2023 teve a oportunidade de começar o seu percurso de intervenção em contexto escolar, acompanhando seres únicos que nos ensinam todos os dias, as crianças.
Tem desenvolvido a sua prática profissional com a população infanto-juvenil, nomeadamente com dificuldades de comunicação, linguagem oral, linguagem escrita, fala, voz e motricidade orofacial, Desta forma está constantemente à procura de aumentar os seus conhecimentos para prestar um serviço de excelência a quem a procura, com prática baseada na evidência.
Vamos a 5 curiosidades pessoais?
- Apaixonada pela sua cidade natal, o Porto;
- É atleta federada de atletismo há mais de 10 anos e já possui vários títulos nacionais, assim como 2 internacionalizações;
- Os passeios pela praia são os seus momentos pessoais favoritos;
- A sua comida favorita é francesinha;
- Adora comunicar e são as relações interpessoais que a fascinam.
Atualmente encontra-se a colaborar com a Metamorfala, acompanhando os nosso meninos em escolas, domicílios ou on-line. Pode contar com a nossa Terapeuta da Fala para apoiar, esclarecer e orientar a sua família em todos os desafios.

PsicomotricistaDiana Costa
A nossa Diana - Psicomotricista. Iniciou o caminho pela Psicomotricidade em 2011 com a entrada no curso de Reabilitação Psicomotora da Universidade de Évora, prosseguiu os estudos e realizou o mestrado em Psicomotricidade Relacional, na mesma Universidade, onde terminou com sucesso, no ano de 2016, a sua tese de Mestrado foi sobre "A Influência de uma Intervenção Psicomotora sobre a Vivência do Corpo na Velhice".
Começou os acompanhamentos ao domicílio e em escolas na zona da Guarda, em Clínica no Fundão, ATLs e Associações.
A par com o trabalho realizou várias formações, entre elas:
• Método Padovan (módulo I);
• Método Glenn - Doman;
• Certificado de Competências Pedagógicas (CCP).
Desta forma a sua prática é baseada na evidência.
Esteve em vários projetos de voluntariado em Portugal, na Eslovénia e em São Tomé e Príncipe.
Neste momento realiza aulas de Estimulação Psicomotora em creches, acompanhamentos em contexto domiciliário e escolar a crianças com necessidades educativas especiais.
Vamos a 5 curiosidades pessoais?
- Tem um cão;
- Voluntária desde cedo;
- Faz criações em madeira;
- Adora viajar;
- Sabe falar Esloveno.
Atualmente encontra-se a colaborar com a Metamorfala. Pode contar com a nossa Psicomotricista para apoiar, esclarecer e orientar a sua família em todos os desafios.

Terapeuta OcupacionalLuísa Pinheiro
A nossa Luísa - Terapeuta Ocupacional. Licenciou-se em Terapia Ocupacional, em 2012, na Escola Superior de Saúde de Alcoitão. Durante o seu percurso académico teve oportunidade de passar por vários locais, onde contactou com todas as faixas etárias e várias áreas de intervenção.
Iniciou a sua intervenção com a população geriátrica, em contexto de Centro de Dia, pouco tempo depois canalizou a sua intervenção e prática para o contexto pediátrico.
Em 2013 trabalhou numa Clínica Psicopedagógica e Psicoterapêutica, em contexto individual com crianças com necessidades educativas especiais. Fez parte da equipa de Ensino Especial, em 2014, na qual desenvolveu competências com crianças com multideficiência, bem como colaborou com uma equipa multidisciplinar muito rica, onde aprendeu com a experiência de vários técnicos de diversas áreas.
Trabalhou no Centro de Medicina de Reabilitação do Alcoitão, no Serviço de Medicina de Reabilitação de Pediatria e Desenvolvimento, em regime de ambulatório, em 2016, contribuiu para o aperfeiçoamento das suas competências. Em 2017 iniciou o seu percurso de intervenção em contexto escolar, acompanhando crianças, de forma direta e individual, bem como com as suas famílias e educadores/professores, a sua premissa é a prática baseada na evidência.
Vamos a 5 curiosidades pessoais?
- Adora dar longos passeios com o seu cão;
- Gosta muito de ir ver o mar;
- Sente-se feliz quando está com os seus amigos;
- Aprecia muito acampar e viajar;
- Adora brincar com crianças.
Atualmente encontra-se a colaborar com a Metamorfala. Pode contar com a nossa Terapeuta Ocupacional para apoiar, esclarecer e orientar a sua família em todos os desafios.